sexta-feira, dezembro 01, 2006

Palestra na Aliança Francesa - SP

Olá amigos,

Obrigado à todos que postaram e também aos que só deram uma olhadinha, obrigado mesmo!
Mas acima de tudo obrigado à todos que de alguma forma estão ajudando a mim e a Rosangela a trilhar nosso caminho rumo ao Québec, obrigado do fundo de nossos corações.

Bom, hoje quero relatar algumas passagens da Palestra sobre imigração para Québec que foi ministrata pela Mme. Soraia Tandel na Aliança Francesa em São Paulo, dia 14/11/2006.

Fomos eu, a Rosangela, nossa sobrinha Tatiana e nosso amigão Maciel, todos obviamente querendo "fugir" para o Québec.

Ficamos um pouco assustados com as novas normas imigratórias que ocorreram em Outubro/2006, uma delas em relação a idade máxima que agora é de 35 anos.

Eu tenho 33 anos, mas a Rosangela já é maior de 40 e isso nos deixou muito, mas muito preocupados mesmo, porque além disso eu não tenho nível superior completo.

Enfim, levantei minha mão e perguntei a Mme. Tandel se havia chances para nós uma vez que eu não tenho nível superior completo, mas tenho 33 anos, a Rosangela tem o nível superior completo mas já passou dos 40.
Informei também que eu tenho colegial técnico, falo inglês fluente, tenho uma vasta experiência profissional, a Rosangela tem também técnico em área diferente da graduação universitária, vasta experiência profissional e que vamos com dois filhos menores de 21 anos.

Graças a DEUS, ela disse que temos sim MUITAS chances, entretanto eu devo ser o solicitante principal e também que temos que estudar muito o Francês, temos que chegar na entrevista com algo em torno de 200 horas cada um.

Gente que alívio, nos sentimos mais leves e ainda mais incentivados a ir frente com nosso sonho.

Nosso amigo Maciel infelizmente não teve a mesma sorte, pois ele tem 36 anos e também só tem o colegial, Mme. Tandel disse que não há possibilidades, pelo menos por enquanto, para ele, mas que talvez em Março 2007 ele possa ter uma boa notícia. Com isso ele se reanimou e se propôs a estudar o Francês mesmo assim, e quem sabe em Março próximo ele tem um chá de ânimo.

Eu e a Rosangela estamos estudando todos os dias, isso mesmo, todos os dias! Tenho em casa um método de Francês que é muito legal, aliás em 1998 eu fiz esse curso com meu avô, e com isso está me facilitando a vida para "reaprender" e também ajudar a Rosangela que até então não sabia nada de Francês.

O método é composto por um livro com lições bem interessantes, mostra a pronúncia figurada, a tradução, também dá dicas importantes e tem as fitas para ouvir as lições em genuíno Francês.
No total são 140 lições, o que dá uns três meses e pouco de estudos.

Além disso nossa sobrinha Tatiana que é professora de Francês, está nos ajudando também.

Uma vez por semana ela passa em casa e avalia nossa evolução, nos apresenta outras lições e exercícios, enfim está sendo bem legal e importante, pois teremos que fazer o teste de qualificação na Aliança Francesa para poder comprovar nosso número de horas aula no dia da entrevista. Dá um friosinho na barriga, acho que vai ser mais estressante o teste na Aliança do que a própria entrevista com M. Cousineau.

Bem, para um segundo post está bem grandinho, vou guardar palavras para o próximo.

Merci Beaucoup mes amis!


Ricardo e Rosangela

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigos,

Que Deus lhes abençoe nessa jornada!
Tenham certeza que tudo sairá bem, tenham fé nisso e lutem para que esse sonho seja mesmo realizado.
Ainda não tenho um blog, mas manteremos contato, ok?

Abraços,

Armando e Kátia

João-Elisângela-Pedro-Lucas disse...

Oi,que bom poder estar em contato com pessoas que pensam como a gente. Também vamos iniciar o processo.
Animei com a sua pergunta à Mme. Soraia, pois tenho 41 e minha esposa 32 e temos 2 filhos pequenos e a resposta que ela deu.
Vamos manter contato.
Vou adicionar seu blog nos meus links.
Abraços

Aurizer (Junior) e Leila, Carol e Paulo disse...

Oi, Ricardo e Rosângela!

Tudo bem? Obrigada pela visita no nosso blog e por ter-nos adicionado a lista de vcs. Já adicionamos o blog de vcs também.

Achei bastante interessante o curso de falou sobre os estudos de francês. Podemos trocar idéias sober isso tb. Vcs conhecem o Tell me More (curso de francês em CD -audio muito bom: tem gramática, exercicios de pronuncia, escrita)? É bem interessante, em 1 semana (contando os dias oficiais de estudo) já aprendi bastante coisa, só preciso me dedicar mais.

Adoraríamos trocar mais idéias, aí vão os nossos dados:

leilamsp@hotmail.com (MSN 1)
familyleila@hotmail.com (MSN 2)
leilamsp@yahoo.com.br (e-mail)

Bom, desejamos boa sorte a vcs!

Um abraço,
leila e júnior

Franklin e Amanda disse...

Ola, Ricardo e Rosangela....
Desejamos toda sorte a vcs.
Gostaria muito de manter contato com vcs...
Ja add vc no nosso blog....
meu msn é franksoares@hotmail.com....
espero poder ajuda-los....

Franklin e Amanda

Ri & Ro - Rumo ao Quebec disse...

Oi família!

Tudo bom com vocês?
E ai gente, alguma novidade no processo de vocês?

Bom, nós vamos fazer nosso teste de qualificação agora no início de março para obter um certificado oficial de nossa proficiência no Francês, com esse item em mãos enviaremos nossa documentação para Buenos Aires.
Ai é que a coisa vai começar oficialmente...

Um abraço à vocês e até mais.

Ricardo e Rosangela