quarta-feira, agosto 29, 2007

A história de um novo CSQ!

Amigos de jornada,

Vamos relatar aqui a conquista de um novo CSQ, não ainda não é o nosso mas de amigos muito queridos, a família Coelho.

Bom, em Janeiro desse ano eles nos acompanharam no encontro que aconteceu aqui em São Paulo na École Québec, esse foi o primeiro contato deles com o mundo da imigração para o Québec.

No mês de Março eles então iniciaram oficialmente o processo e para resumir essa parte, tiveram a entrevista marcada para dia 27 de Agosto de 2007, última segunda-feira.

Vou fazer abaixo um breve relato do que eles me contaram, a família ainda não tem blog, por isso pedi a eles para expor aqui um resuminho da entrevista:

A entrevista estava marcada para as 9:00 hs, faltando 10 minutos para o horário avisaram na portaria e com isso subiram para a sala do Monsieur Teixeira, que os convidou para entrar e vendo que a filha do casal também estava, perguntou quantos anos ela tinha, como ela tem quatorze, não haveria necessidade dela participar na entrevista, mesmo assim M. Teixeira permitiu que ela ficasse na sala, mas que fique bem claro que ela não participou da entrevista.

Ele começou seguindo o "script", solicitando os documentos originais, conferindo tudo e perguntando sobre as coisas as quais tinha alguma dúvida.

Perguntou sobre a profissão da requerente principal, a princípio ele não havia entendido bem como enquadrar a profissão, mas no fim encontrou o equivalente no mercado de trabalho Quebecois e foi adiante.

Falou com o marido dela, perguntou primeiramente sobre os nomes e sobrenomes que não havia ficado bem claro para ele, depois falou sobre a profissão e pelo que o casal nos relatou do período de uma hora que a entrevista durou, nem 15 minutos foram despendidos com o marido, a grande maior parte do tempo ficou com a requerente principal.

Eles apresentaram duas pastas, a primeira contendo toda a documentação original que deveria ser apresentada e a outra com o projeto de imigração, aonde havia informações gerais sobre o Canadá, Província do Québec, Montréal e outras cidades.

Foi um projeto muito bem elaborado que, tenham certeza disso, fez a diferença para a aprovação do casal.

Basicamente o projeto consiste em pesquisas sobre o mercado de trabalho, moradia, estudos, conhecimento da região aonde se pretende morar e algo mais que se julgue relevante.

Eu e a Ro ficamos muito felizes com a aprovação dessa família na entrevista, primeiramente porque são amigos muito próximos e que estimamos muito, e também por saber que nossas chances são grandes, que há possibilidades.

Parabéns à família Coelho por essa grande conquista, e muita força e paciência nos próximos passos que, sem dúvida nenhuma são bem mais tranqüilos!


Pessoal, mais uma vez gostaria de frisar bem para os que ainda irão passar por entrevista, como é o nosso caso, elaborem um projeto de imigração, elaborem BEM, pesquisem muito, dispendam horas a frente do computador para tirar o máximo possível de dúvidas, pergunte o máximo que puder aos que já passaram pela entrevista, pratiquem muito o idioma, aliás uma outra dica que recebi do Flávio e agora recebo da família Coelho, façam o simulado na École Québec, ajuda MUITO!

Em sintêse, o segredo é estar preparado, obviamente a maioria não será fluente no Francês, mas saber pelo menos responder as perguntas feitas na entrevista vai ajudar muito.

Queridos, por hoje é só tudo isso, mas estamos no ar e antenados, aproveitamos a oportunidade para dar também os parabéns ao casal Vanessa e Murilo que receberam a carta de convocação para a entrevista, arrebenta casal!! Agora só falta nós!!!

Um abraço fraternal e um beijo no coração.

Ricardo e Rosangela

4 comentários:

Anônimo disse...

é isso ai mon ami!!!
Foi um sufoco, mas foi muito bom passar

Agora falta vcs passarem logo também para irmos todos ser vizinhos no Quebec, de preferencia indo como um grupo!!
Erika Coelho

patrick disse...

Obrigado pela publicidade no seu blog, agradeço também por vocês terem assistido os videos e comentado em nosso blog.

Um forte abraço.

Patrick

Flavielle Martins disse...

Olá!!!

Nossa, nós também tivemos a entrevista no dia 27, bem depois da família coelho, às 11 hs, pena que não nos encontramos, mas também conseguimos o CSQ!!!

Realmente, o projeto causa uma boa impressão, ele observa os tópicos e ele tem um sotaque bem québecoise, somos de Brasília, mas também temos aula com um professor de Québec, creio que faz toda a diferença, pq ele fala rápido e se vc não entender o sotaque fica mais difícil.

Coloquei o relato da nossa entrevista no blog, qualquer dúvida é só perguntar!

Abraços,

Flavielle

Anônimo disse...

Olá!!!
Somos um Casal que tb fizemos a entrevista em agosto, mas a nossa foi dia 09, e tb com o Mr. Carl Teixeira, gostamos muito, pois nossa entrevista foi bem tranquila, tb tinhamos duas pastas uma com os docs originais e outra com as pesquisas bem elaboradas.
Por duas vezes não entendi muito bem o que ele perguntou, mas fiz a pergunta classica "Pardon" e ele logo perguguntava novamente.
E assim graças a Deus conseguimos nosso CSQ.
Estamos construindo o nosso blog.
Vai uma dica, assim que receberem o e-mail de convocação para a entrevista deem entrada nos antecedentes criminais, pois quando forem fazer a entrevista já estaram com todos os antecedentes e já podem dar entrada no processo federal mais rapido, pq tem um antecedente que demora 15 dias para ficar pronto.
Abraços

Luzinete e Nelson