domingo, junho 15, 2008

Processo Federal: Iniciando uma nova etapa

Amigos de Jornada,
Pois bem, eis que finalmente vamos poder iniciar a parte Federal do processo de imigração, o que me atrasou um pouco foi a demora no ter recebido os atestados de antecedentes criminais do Estado de Massachusetts nos Estados Unidos.
Eu pensei que o do FBI fosse demorar mais, houve até um problema no momento de efetuar o débito no cartão de crédito, mas mesmo assim o atestado de Massachusetts bateu o recorde de nos fazer esperar, mas agora é passado, o importante é que tudo saiu bem até aqui.
É sempre emocionante passar por cada etapa, vislumbrar um horizonte que cada vez mais se aproxima de nós, agora, aos poucos a ficha começa a cair, começamos a perceber que a coisa está mais próxima do que imaginamos, e ai vem aquele velho nosso conhecido, o frio na barriga.
Nessa preparação e busca de documentos para iniciar o processo Federal passamos por algumas situações que gostaríamos de deixar aqui registrado para que outros não tenham que passar pelos mesmos perrengues, ou pelo menos estejam preparados para encarar essas chateações.
Sendo assim abaixo vai a lista do que precisamos e como aconteceu:
Antecedentes Criminais FBI e Massachusetts (para quem morou nos Estados Unidos)
O melhor conselho à ser dado para os dois casos, peça com o máximo de antecedência possível, mesmo que você ainda nem tenha passado pela entrevista do Québec, peça esses documentos, pois uma vez que você não mora mais no país de emissão, eles não terão prazo de validade e posso garantir que ambos levam um tempo bem longo para chegar ao Brasil.
Atestados de Antecedentes da Polícia Federal
Gente, é inacreditável como a PF é um orgão extremamente burocráta e sem comunicação com seus próprios departamentos internos, então tudo que você precisa fazer lá em relação ao atestado de antecedente, verifique no site os procedimentos, se tiver dúvidas mande um e-mail ao "Fale Conosco" e imprima a resposta que te enviarem para no dia que você for até a PF você possa provar que aquilo que você está fazendo foi instruído por "eles" mesmos.
No nosso caso como somos eu (Ricardo), a Ro, a Fernanda e o Filipe, mandei um e-mail perguntando se era necessário todos irem até a PF para solicitar o atestado ou se eu poderia solicitar por todos. Recebi uma resposta dizendo que desde que eu levasse as cópias dos "RGs" de todos, eu poderia fazer a solicitação sozinho.
Mas quando cheguei na PF para entregar os pedidos, adivinhem! Alguém me perguntou: "Aonde estão as outras 3 pessoas?" Então expliquei que estava seguindo uma instrução da PF mesmo, mas a pessoa disse que não podia receber pois era necessário que todos estivessem presentes ou eu tivesse uma procuração legal para representar todos. Foi ai que saquei o e-mail que recebi do "Fale Conosco", ai a pessoa ficou com uma cara de p... da vida e mesmo a muito contra gosto teve que receber os pedidos entregues por mim somente.
Para retirar o horário seria somente à partir do meio-dia, então mandei outro e-mail explicando que meus enteados trabalham e que não poderiam ir retirar em tal horário, perguntei se eu poderia retirar por eles, ou a mãe deles, ou ainda se eles poderiam retirar no primeiro horário do dia. A resposta que tive por e-mail foi de que eles poderiam retirar à partir da 8 da manhã, então novamente imprimi o que me mandaram e no dia de retirar fomos os quatro buscar nossos atestados, mas a pessoa não queria entregar pois não era permitido naquele horário, somente seria permitido à partir do meio-dia. De novo saquei o e-mail, de novo uma cara de "bumbum" me olhou e pediu que todos esperássemos para ver se seria possível me atender. Para resumir, a Fernanda e o Filipe tiveram que ir embora para trabalhar e eu tive que esperar até quase as 13:00 horas para então conseguir retirar os atestados, mas sempre sendo alertado de aquilo tinha sido uma excessão pois não era o procedimento correto, como se fosse minha culpa a incompetência deles, fala sério.
Atestados de Antecedentes via Poupa-Tempo
Parabéns ao Governo de São Paulo, o atendimento foi E X C E L E N T E, pessoas muito educadas e preparadas para lidar com o grande movimento de pessoas que por ali passam, no nosso caso fomos ao Poupa-Tempo da Luz, especializado em RG e Atestados de Antecedentes.
Ali só houve necessidade de eu e a Rosangela irmos, pois os atestados da Fernanda e do Filipe a Ro conseguiu retirar por ser mãe deles, foi necessário fazer em duas etapas mas funcionou.
Fiquei muito impressionado positivamente pois sempre ouvi comentários muito ruins sobre esse orgão, essa foi a primeira vez que tive que usar e se precisar de novo vou faze-lo de boa.
Bem queridos, hoje é isso! Obrigado à todos que têm nos dado força e deixado recadinhos pra gente, seja no blog ou no e-mail, obrigado mesmo!
Aproveitamos também para desejar toda a sorte do mundo aos nossos amigos Erika e Nilson (http://leslapins.wordpress.com/) que já estão em Montréal, ao Flávio, Dani, João Vitor e Gabriel (http://flguti.blogspot.com/) que logo estarão embarcando, ao casal Vanessa e Murylo (http://vanemunocanada.blogspot.com/), ao amigo Thiago (http://indoparaocanada2008.blogspot.com/) que embarca hoje (15/06/2008) e todos outros que não mencionamos aqui mas que não estão de forma alguma esquecidos!
À todos um grande beijo, boa viagem e se preparem porque logo-logo nós também estaremos no Canadá, ok?
Tchau!
Ricardo e Rosangela

6 comentários:

* Thoru * disse...

Eu também acho o Poupatempo super bom! Ter fila é normal pra esse tipo de coisa, mas pra renovar a minha habilitação, por exemplo, fiquei 1 hora na fila e consegui pegar no mesmo dia! É tão bom isso que o Pedro, que mora em Santos, veio renovar a dele aqui em SP, porque lá os órgãos que cuidam dessa parte não trabalham de sábado, e como ele trabalha aqui e estuda em Santos, já viu... E saiu 3 horas depois. Muito bom!

Boa sorte no resto do processo, e esse post me fez agradecer por ter estado menos que 6 meses nos EUA!rs

Abraços,

Dani

Daniela, Leonardo, Júlia e Sophia? disse...

Parabéns Ricardo e Rosângela...
Realmente cada passo neste processo é uma vitória...
Que venha a espera dos exames médicos...rsrsrsrs...e vamos que vamos...
Abraços
Dani

les disse...

Merci beaucoup mes amis, ça etait un plaisir parler avec vous hier (comme toujours!!)
gros bisous et encore bonne chance!
Erika
www.leslapins.wordpress.com

E.T: J´ai oublié de vous dire que il y a des cafés superbes ici. Il ne manque que vous même!!

Roberto disse...

Oi, meu nome é Roberto Farias e estou tirando documentação pra ir pra lá tmb , mas estou com uma duvida referente a saude, você sabe me dizer como é a vida saude no canadá, se é caro, como funciona ?

Grato

Roberto Farias
bobfarias@hotmail.com

Thiago disse...

Fala Ricardo,

Valeu! Olha, aqui e bom mesmo, vale a pena fazer.

Boa sorte pra vcs nesse fim de processo. Vamos falando.

Abracao,

Thiago

Astor Ventura disse...

Olá Rick,

Parabens pelo CSQ. Gostaria de te fazer uma pergunta, no caso de ter morado no exterior, há necessidade de apresentar o atestado só se você morou a menos de 10 anos? Eu morei nos EUA de 93 a 94, mas ja se passaram 14 anos, e precisarei apresentar o atestado de bons antecedentes?? Desde já agradeço!

Abracao,

Ventura