quarta-feira, dezembro 10, 2008

Canadá - A recessão existe ou não?

Amigos de Jornada,

Enquanto esperamos os nossos pedidos de exames médicos vamos fazendo nossas pesquisinhas básicas, planejando, cheretando aqui e ali, mas uma coisa que ficou muito na nossa cabeça e bem sabemos que muitos estão nesse mesmo barco, é saber quão afetado está o Canadá pela atual crise global.
Até então na havíamos visto nada muito relevante no que diz respeito ao Canadá especificamente, o que temos visto nos blogs e ouvido de alguns amigos é que não houve um reflexo muito significativo no cotidiano.

Bom, hoje vi no Yahoo! Groups Canadá Immigration Brasil, uma matéria que vou reproduzir exatamente como foi veiculada no grupo. Abaixo segue a matéria:


Canadá corta juros e assume recessão

Ottawa, 10 de Dezembro de 2008 - Depois de admitir pela primeira vez que o Canadá está entrando em recessão, o Banco Central canadense cortou ontem sua taxa de juro referencial em 0,75 ponto percentual para 1,5%, o menor nível em 50 anos, de acordo com informações do site do jornal The New York Times.

A ausência de crise hipotecária e bancária no país ao norte dos Estados Unidos oferecia alguma proteção contra a desaceleração econômica. Mas a queda radical nas exportações para os Estados Unidos, particularmente de automóveis e autopeças, combinado com o colapso nos preços de energia e commodities, acabaram com o isolamento do país.

"Se a economia do Canadá evoluiu amplamente, conforme as previsões, durante o terceiro e o início do quarto trimestres, está agora entrando em recessão como resultado da debilidade na atividade econômica global", informou o BC canadense em comunicado divulgado ontem. "Os recentes declínios em termos de comércio, de crescimento real da renda e de confiança estão induzindo comportamento mais cauteloso por parte das famílias e das empresas."

O nível de preocupação da autoridade monetária foi ressaltado pela extensão do corte da taxa de juros de ontem. A maioria dos economistas havia antecipado corte de 0,50 ponto percentual.
A nota pode inflamar mais um debate econômico que tem criado turbulência política no Canadá. O governo conservador do primeiro-ministro Stephen Harper fechou o Parlamento na semana passada para impedir a votação de um programa econômico anunciado em novembro.

Os partidos da oposição, que superaram os votos do governo no Parlamento, condenaram a falta de estímulo econômico significativo do plano e formaram uma coalizão para derrotá-lo. Assim como os legisladores norte-americanos, os políticos canadenses também lidam com pedidos de ajuda financeira das montadoras, embora a portas fechadas.

A produção de carros contribui proporcionalmente mais para o setor de produção do Canadá do que nos EUA. Embora as solicitações das montadoras para os governos do Canadá e de Ontario, onde a maior parte do setor está sediada, não sejam públicas, notícias divulgadas pela imprensa informam que os pedidos por empréstimos, garantias de empréstimos e linhas de crédito das uni-dades canadenses da Ford, General Motors e Chrysler totalizam 6 bilhões de dólares canadenses, ou perto de US$ 4,8 bilhões. As fabricantes de autopeças também estão pedindo ajuda.

Ontem, o The Globe and Mail, jornal de Toronto, noticiou que a Chrysler ameaçava fechar duas linhas de montagem em Ontario que empregam cerca de 8 mil pessoas, se não receber US$ 1,3 bilhão de ajuda. O diário informou que em um documento encaminhado para os governos, a Chrysler indicou que vai transferir a produção para os EUA.
(Gazeta Mercantil/Finanç as & Mercados - Pág. 2)(The New York Times)



É isso meus queridos amigos!

Um grande abraço e até logo mais,

Ricardo

2 comentários:

Anônimo disse...

este é o segundo comentário no blog de vcs. to imigrando tb e nada melhor que o relato de quem já foi. queria perguntar se vcs traduziram os certificados de antecedentes criminais, pois entendi pelo site da imigração que precisa, mas não tenho certeza de q todos fazem isso. agradeço mto se vcs puderem me responder. pode ser por email. vhoriuchi@yahoo.com

abraços

Anônimo disse...

oieee!!!
Meu nome eh Denise, moro em Montreal ha 1 ano e meio.
Flavio Lima, agente imobiliario esta fazendo um site de servicos p a comunidade brasileira em Montreal (dentista, restaurantes, cafes, psicologos, etc), anuncios (compra-se, vende-se), eventos, totalmente gratuito!
Tem uma parte do site, que chama LINKS, e estamos colocando blog dos brasileiros que estao imigrando ou imigraram. Podemos colocar o de vcs???
o nosso site: http://www.guiabrasil.ca/
estara no ar brevemente!!!se vc quiser coloca-lo no seu blog para o pessoal conhecer, sera legal!!!
obrigada :-)
beijosss
Denise (se quiser entrar em contato comigo: guiabrasil.montreal@gmail.com)