terça-feira, julho 28, 2009

Primeira Impressões

Amigos de jornada,


Vamos agora a parte que muita gente gosta de saber, as primeiras impressões daqui, o que funciona bem e o que não funciona tão bem assim.


Do aeroporto viemos direto para Laval, dessa forma nosso primeiro contato com Montréal foi bem rápido de uma maneira apenas visual, admiramos a arquitetura, estranhamos o trânsito, enfim o primeiro impacto não foi suficiente para podermos formar uma opinião mais elaborada mas já foi bem interessante.


Em Laval, tudo muito bonito, muito organizado e com muito menos movimento que Montréal, pelo menos na região aonde nos instalamos é assim, mas não pensem que a cidade é morta, aliás está longe disso, existem muitas opções de lazer, mercados, lojas e serviços.


Nosso apartamento, que aliás conseguimos alugar antes de sair do Brasil graças a grande ajuda do Nilson, Erika, Ale e Dani, é muito bom, espaçoso, ventilado e muito claro, tem luz o dia todo, aliás os dias no verão nos deixam meio perdidos no começo pois é estranho estar em plena 20:30hs com luz do dia. Mas voltando ao ap nós ficamos bem satisfeitos com a configuração e nos surpreendemos com o tamanho, achamos ele muito maior do que pensávamos quando vimos as fotos ainda no Brasil.


O nosso prédio aqui é bom mas entretanto o proprietário deixa a desejar no que diz a conservação geral do mesmo, tem muita coisa que podia ser feita para deixa-lo com uma aperência mais limpa e organizada, mas limita-se a isso, de resto é bem bacana e nossos vizinhos de porta são show de bola, são gente boa, aliás não podia ser diferente, são Brasileiros! rsrs! São os nossos amigos Ale e Dani do "J'arrive Québec!!!"


O transporte público de Laval funciona muito bem, o preço da passagem individual é caro, $ 2,60 mas pode-se comprar o passe mensal por algo em torno de $ 70,00 e com isso anda-se de ônibus o quanto quiser, se pagarmos $ 109,00 aí fica melhor, podemos andar aqui em Laval além de também podermos em Montréal usar o ônibus e metro o quanto quisermos, sem limites. Temos três estações de metro aqui em Laval que nos servem bem, a mais próxima de casa é a estação Cartier, depois tem a De La Concorde e a mais distante é a Montmorency, para irmos a qualquer uma delas temos ônibus muito perto de casa, uns cem metros eu diria, ou seja para nós o acesso à Montréal está muito fácil mesmo.


No mercado não achamos os preços salgados, aliás tem muita coisa mais em conta que no Brasil, muita coisa mesmo. Como ainda estamos usando dinheiro do Brasil tudo sai caro porque temos que converter, mas para quem já ganha em Dólares Canadenses a coisa é bem diferente.


Como estamos no verão as frutas e legumes estão lindos e por um preço bem legal, aqui em Laval tem um mercado muito legal que é especializado em Hortifruti, outro dia gastamos $ 26,00 e enchemos um carrinho com muito legume e frutas da temporada.


Para os maníacos por Coca-Cola como eu, isso aqui é o paraíso, por uma garrafa de 2 litros paga-se em média $ 2,20 - entretanto sempre saem as promoções, tipo 4 por $ 5,00 e fora que tem algumas marcas paralelas que fabricam produtos de boa qualidade e bem similares a verdadeira Coca-Cola e que custam $ 0,99 - acredite se quiser.


Roupas, sapatos e acessórios também tem de tudo, desde os mais caros até os super em conta, aqui perto tem uma loja chamada Winners, eu considero a C&A daqui, tem coisas legais, qualidade aceitável e preços muito bons.


A Foot Lockers é uma loja especializada em calçados de marca, para quem está acostumado a ver Nike Shocks por R$ 800,00 no Brasil vai adorar encontrar lançamentos aqui por $ 110,00 - e vai amar encontrar os que já são de coleções passadas por coisa de $ 80,00. Pode-se ver que aqui se tem mais acesso à determinados bens de consumo do que no Brasil.


Agora um pouco de Montréal: Depois de explorarmos nossa região local fomos conhecer essa cidade incrível, nosso primeiro grande "contato" com a cidade foi um pesseio que fizemos no dia do Québec em 24/06 ao irmos para o Parque Maisonneuve, no caminho passamos pelo maravilhoso Estádio Olímpico e Biodômo, infelizmente ainda foi só de passagem, não pudemos ainda pegar o elevador até o observatório nem mesmo entrar no Biodômo, mas faremos isso em breve.


No Parque Maisonneuve tivemos um ótimo dia ao lado de amigos queridos já conhecidos de longa data e também de gente que conhecemos agora, inclua-se a lista o Normand, um Quebecois muito legal que fala português, está sempre de bom humor e adora Brasileiros. Foi um dia muito legal e especial para nós três, marcou o nosso ínicio de vida social aqui no Québec, descobrir aos poucos o lugar aonde estamos vivendo.


Depois no dia 27/06 fomos jantar com um grupo de amigos muito especial ao qual dedicaremos mais tarde um post para falar desse encontro, mas posso dizer que foi muito legal e aí conhecemos um pouco mais da cidade.


Para finalizar esse post falemos dos documentos e a palavra mais utilizada no Québec: rendez-vous.


Chegamos na quarta dia 17 e já no dia 18 fomos atrás do NAS Numéro d'Assurance Social, o CPF daqui, foi bem tranquilo, levamos toda nossa documentação imigratória e assim na hora obtivémos nosso número, os cartões posteriormente foram para nossa casa.


Na Segunda-feira 22 fomos fazer o Assurance Maladie, como a maioria já sabe, mesmo tendo chegado já na segunda quinzena do mês de Junho foi considerado para nós como completo, ou seja à partir de primeiro de Setembro já estamos cobertos pelo Assurance Maladie. Também já abrimos uma conta no Banco de Montréal, a escolha por esse banco foi simples, nós tentamos trocar nossos Travellers Checks em casa de câmbio e não aceitaram, depois fomos a um banco da região e eles apenas trocaram $ 200,00 - finalmente nos dirigimos ao Banco de Montréal aonde fomos super bem atendidos e ainda nos trocaram $ 2.000 em Travellers sem nos cobrar nenhuma taxa, por isso ficamos com o BMO.


Ligamos para marcar nosso Rendez-vous de recepção do Governo, pessoal acostumem-se com essa palavra pois aqui para tudo é necessário ligar antes para marcar um rendez-vous, para cortar cabelo, para imobiliária, para procurar emprego, enfim tem que marcar rendez-vous para quase tudo por aqui.


O nosso aconteceu uma semana depois que chegamos, foi muito bom e instrutivo pois recebemos todas as informações para fazer inscrição para Francisação, validar diplomas, tirar carta de motorista local, marcar rendez-vous do emplois Québec, ver cursos de Francês com baixo ou nenhum custo, enfim foi bem legal.


A Ro e o Filipe já estão inscritos na Francisação a tempo integral e já até fizeram o teste de qualificação para determinar o nível deles, quanto a mim devo iniciar somente em Setembro a Francisação a tempo parcial pois minha intenção é ir trabalhar o quanto antes.


Cartão de Residente Permanente, o meu e o do Filipe chegaram no mesmo dia, coisa de um mês depois de nossa chegada, o da Ro ainda não chegou e estamos preocupados com isso, vamos ligar para a imigração para saber o que aconteceu.


Bom amigos é isso por enquanto e para variar um pouco vamos deixar aquelas fotinhos para ilustrar nossas peripécias nessa terra de todos os povos.






Fachada do nosso prédio em Laval



Nossa sala de estar, ainda incompleta.




Nossa Cozinha.

Quarto do Filipe

Quarto da Ro e do Ri


Aqui no dia que trouxemos nossa lavadora e secadora.


Mercado Jean Talon em Montréal


Mais de Jean Talon

Adoramos essa arrumação dos pimentões




E mais Jean Talon



Aqui o resultado de uma comprinha no Jean Talon! Feito pela Ro.




Filipe, Nilson, Dani, Babi, Erika, Ro, Normand e Ale - Rumo à Festa Nacional do Québec



O Estádio Olímpico - Lindo!



Normand, Ro, Ri, Filipe, Nilson, Dani, Erika e Babi - Pq. Maisonneuve



Filipe e Ro - Curtindo o verão no Pq. Maisonneuve



Mictório ao ar livre??? Isso mesmo! Mas aqui só foi fingindo para a foto, ok?



Aqui um reencontro com amigos super especiais!



Ro e Filipe desfrutando uma "cervejinha"



Bom, somos todos filhos de Deus afinal!



Trigésimo aniversário do Festival de Jazz de Montréal



Ro, Ri e Filipe nas festividades em Montréal



Ro, Filipe e Victor salafrário! rsrs



Dia do show de Stevie Wonder! Estava meio vazio! rsrs



Montréal à noite.



A cidade em plena festa, até de noite!

Pois é, as "primas" por aqui estão bem cotadas! rsrs



Esse é um amigo nosso no último dia de Festival de Jazz, Ben Harper!



E aqui o metro que tem pneus! A piadinha do "furou o pneu do trem" aqui não tem graça.



Uma super galera no aniversário de um cara nota 1000 - Nilson "Lapin"



As "chicas" no dia da colheita de morangos em Laval



Aqui nossas humildes caixinhas de morango!



Aqui Gina, Erika, Nilson, Ro e Ri. Antes do show do Ben Harper.



Ei, quem é aquela gatinha ali embaixo???





Ei, quem é aquele esquilo ali em cima?!!



O casal mais charmoso!!! rsrs Ah e modesto também!



Ro posando junto às lindas flores.



Filipe alimentando o esquilinho!



Aqui no dia que fomos à uma "parilla" peruana, foi muito bom!



Ri, Ro e Filipe no Mont Royal



Foto do Mont Royal - agora de nossa autoria.




Erika, Ro e Cecilia no Mont Royal




Um grande beijo e até logo mais!


Ricardo, Rosangela, Filipe e Pichu.

7 comentários:

leslapins disse...

Salut mes amis-voisins!!
Meu Deus do céu, quanta foto de gente bonita, impessionante!!! rsrsrs
Muito legal que agora vcs tb. fazem parte da paisagem!!
bjocas
Erika
PS: Vc. lavou a mao depois de usar o mictório? hahahaha!!

Jeison e Susana disse...

Ótimo post !!!

Adorei as fotos e tudo mais...

Parabéns...

Harley disse...

Adorei!!!
Achei linda as fotos, espero ir em breve e também morar em Laval, achei ótimo o apto de vcs, muito melhor do que vários que já vi na internet, parabéns!!!

Celso - Brasilia disse...

Caros Ri e Ro,

Lemos a mensagem de vocês em nosso blog e sinceramente, do fundo de nossos corações ficamos muito emocionados! Muito obrigado mesmo pela força e pela energia tão positiva. Mantenha o seu blog vivo, pois será através dele que marcaremos o tal café em Montréal.
Nem precisava, mais vou dizer que desejamos muitas felicidades e sucesso na nova vida que vocês iniciam agora no Quebec, que o trabalho e a adaptção venham logo nos primeiros meses proporcionando o conforto e a paz que vocês com a sua luta já fizeram por merecer.

Um enorme e fraternal abraço,

Celso, Magnólia, Rafael e André

Les Cariocas disse...

Concordo com a Erika..tem é gente bonita nessa postagem!! rsrs..
Vcs estao indo muito bem,o ap está uma graça e muito bem montado,acreditem!!
Parabens pelo bom gosto,adorei os sofás da sala..(amo azul).
Grande abraõ na familia gente muito boa!!!

Blonde disse...

Olá,
Eu e meu marido também queremos morar em Laval e estamos acompanhando com entusiasmo as aventuras de vocês.
Adorei as fotos e achei o apartamento muito gracinha!

Chico disse...

Nossa, muito obrigada por terem feito este blog, me esclareceu muito!! Eu pretendo me mudar pra Quebec logo que terminar minha faculdade aqui no Brasil, já estou juntando dinheiro pra isso, eu tinha algumas dúvidas quanto ao custo da alimentação, se teria como levar meus gatos (sim, não pretendo largá-los aqui, sou louca por eles) e essas coisas e o blog de vocês me ajudou muito mesmo! Obrigada, de coração, que Deus abençoe a nova vida de vocês por aí!