sexta-feira, setembro 04, 2009

Francisação

Amigos de Jornada,


Vamos falar de algo que é muito importante para os recém chegados ao Québec, a Francisação! Não só pelo aprender ou melhorar o idioma, mas também pela integração, porque no nosso ver a Francisação é uma forma muito importante de integração também.

Pois bem, no dia de nosso rendez-vous entre muitas outras informações recebemos o "kit" para se increver na Francisação em tempo integral, ou seja com a ajuda monetária do governo também.

Eu optei por não me inscrever em tempo integral, mas para a Ro e o Filipe a inscrição foi sim em tempo integral.

Muito bem, preenchemos os papeis e colocamos o envelope, que já vem com endereço de destino, no correio. Algum tempo depois recebemos uma notificação informando que no dia 28/07/09 a Ro e o Filipe teriam que ir até o Ministério de Imigração aqui de Laval para fazer o teste de nível, e assim foi feito.
Para a Rosangela o entrevistador disse que o curso começaria possivelmente em 18 de Agosto ou 03 de Setembro, já para o Filipe ele afirmou que seria em 18 de Agosto.

Pois bem o tempo passou e 18 de Agosto chegou sem nenhum contato do Ministério para conosco, aí então aguardamos um pouco mais e por fim entramos em contato com o Ministério para tentar tirar mais informações.

Liguei a primeira vez e a cordialidade ao telefone não foi o forte da atendente que também disse que não seriam dadas informações pelo telefone, deveríamos aguardar uma correspondência ou então nos dirigir ao Ministério diretamente.

Uma segunda ligação e o operador mal quis falar comigo e o pouco que falou foi para que procurássemos a o Ministério em pessoa. Mais uma ligação e mais um tratamento não muito amigavél e uma vez mais aconselhando ir direto ao Ministério, então eu disse que só queria uma previsão, nada mais, mais uma vez sem resposta precisa.

Dessa forma fui ao Ministério aqui de Laval que fica no Boulevard Daniel Johnson, ao me dirigir à recepção de "Immigration" a senhora que me atendeu foi bem curta e grossa mas com ênfase no grossa, dizendo que não podia fazer nada, que nós deveríamos aguardar uma carta ou um telefonema e pronto. Eu então lhe disse que havia recebido a informação para ir diretamente lá, mas ela contestou e me mostrou um número de telefone ao qual eu deveria ligar, então eu disse que ligaria sim mas de lá mesmo pois caso a pessoa me mandasse ir ao Ministério eu passaria o telefone para ela, mas ela nem olhou pra mim.

Então de lá de dentro mesmo fiz a ligação para o número o qual já havia ligado, dessa vez a operadora resolveu falar um pouco, então me disse que havia cursos que começavam em Agosto e em Novembro. Eu disse que o entrevistador da Ro havia dado a possibilidade de que iniciasse em Setembro, ela então me respondeu, "se ele disse isso então é porque haverá outra turma em Setembro", ou seja está claro que eles não estão nem ai para nada e tão pouco estão à par dos procedimentos, ponto negativo pro Québec.

Felizmente na semana passada chegou uma carta informando sobre o ínicio de uma nova turma de Francisasão, essa iniciando em 15 de Setembro de 2009, então teríamos que enviar um formulário de volta confirmando a participação, assim já o fizemos e com isso no próximo dia 15 a Ro e o Filipe começam a Francisação no College Montmorency, aqui em Laval mesmo.
De minha parte devo estar iniciando em 21 de Setembro a Francisação em tempo parcial, num local bem perto aqui de casa, dá pra ir a pé mesmo e o curso acontece de segunda, quarta e quinta das 18:00 às 21:00hs - ótimo pois dá para conciliar com meus horários do trabalho.
Bem, estamos felizes que tudo deu certo para a Francisação em tempo completo, mas bem decepcionados com o péssimo serviço prestado pelos funcionários do Ministério, foi lamentável, mas enfim.
É isso meus amigos, até a próxima, ok?
Grande abraço pra vocês!
Ricardo

2 comentários:

Jeison e Susana disse...

Nossa,

Que chato isso, eu tinha uma impressão completamente contrária do atendimento ao publico do que a que você descreveu !!

E se fosse apenas uma pessoa, poderia culpa-la, mas pelo que percebi, foram todos nesse mesmo nível !!!

O que penso é, se não tá fazendo o que gosta, troca de emprego !! Os usuários do serviço não tem culpa nenhuma...

Só uma dúvida, você então não receberá a ajuda do governo?

À bientôt !!

leslapins disse...

Salut mes amis!!
e ai, como foi a experiencia dos primeiros dioas de aula??

bjocas
Erika