domingo, outubro 04, 2009

Colheita de maçãs com o pessoal da Francisação!

Olá pessoal,
No último dia 30/09 houve a colheita de maçãs organizada pelo pessoal da francisação, pois como já dissémos antes a francisação não é tão simplesmente aulas de Francês, mas sim um programa de integração dos imigrantes à sua nova pátria e seus costumes, aliás a colheita de maçãs é muito tradicional aqui no Québec.

O local foi aqui em Laval mesmo, saimos do Collège Montmorency às 9:40 da manhã, todas as turmas foram juntas desde os iniciantes até os mais avançados, isso também foi legal pois foi possível conhecermos uns aos outros num momento de descontração. A colheita foi muito divertida e todos participaram, inclusive as professoras, e foi um dia típico de outono Quebecois com direito a frio, chuva e também um pouco de sol, mas mesmo assim não quebrou o encanto do passeio que foi muito legal! A francisação realmente está surtindo um efeito muito positivo em nossas vidas, estamos tendo a oportunidade de conhecer pessoas diferentes, aprender não somente o idioma mas os costumes locais, um pouco de cada pessoa que vem de diferentes paises e assim trocar experiências, dessa forma fica mais fácil aprender e falar o francês.
No geral estamos gostando muito, apesar das dificuldades as coisas estão fluindo, pouco a pouco a gente vai acertando e isso é importante.
Muito bem para terminar algumas fotos de nossa aventura na colheita de maçãs, ok?
Uma ótima semana para todos!
Rosangela e Filipe


Na frente do Montmorency, da esquerda para a direita:
Golda, Professora Malya, Ro e Claudia.


A turma na frente do Montmorency - prontos para a colheita!




Aqui os "boia fria" em direção ao local da colheita! rsrs




Filipe mandando ver nas maçãs!



Ro e Filipe


Ro de "saco cheio", de maçãs! rsrs



Filipe e o resultado dos "esforços"!


Mais dos "boia fria" no trator de transporte!







No ônibus escolar (sim, aqueles amarelos!rs)



Nessa foto o único rapaz é o Filipe, do lado esquerdo dele a professora Malya e depois a professora Fatiah.




Da esquerda para direita, Claudia da Colombia, Ro, Yurema do Panamá e Golda do Perú.
Na lojinha de delícias da fazenda.




Aqui quase a turma toda na lojinha da fazenda.


4 comentários:

Tatiana disse...

Mega saudade desse lugar! hehe Todos os dias passavam na porta desse collège para pegar o metro. A família com quem eu morei, mora em Laval, e eulevava 1h10 todos os dias para ir a Montreal para o meu curso de Francês. Hehehe Mas há coisas que não tem preço!!! hehe
Não tive tempo de ir colher os morangos pois fui embora antes da época - infelizmente .
Boa sorte para vocês nessa terra linda!!!!!! :)

Tatiana disse...

falei de morangos e era de maçã aqui neste post hehe mas nao deu pra fazer nenhum dos dois heheh

leslapins disse...

Huuummm, e nós aqui nao mexemos um dedinho mindinho e ganhamos!! hehehe! Sacanaaagem...
Só passei para agradecer, está uma delicia (o husband falou que vcs avisaram que tinham umas azedas, mas acho que elas ficaram ai!!! :)
Merci!!
bjocas
Erika

Bea disse...

Que chique! Eu já fiquei imaginando uma maravilhosa torta de maçã! Hahahah... eu e minha gula!!

Tudo de bom mesmo a fracização! Aproveitem bem!

Abraços!