sexta-feira, outubro 30, 2009

Permis de Conduire - a história de uma carteira de habiltação

Amigos de Jornada,
Hoje vou falar da minha carteira de motorista, pois é fazem seis semanas que marquei meu rendez-vous para o teste teórico da carteira de motorista do Québec, dessa forma ontem dia 29/10/2009 às 11:10hs o meu teste foi aplicado no SAAQ no Boulevard Henri Bourassa.
Chegando lá fui orientado a esperar até que chamassem os que tivessem marcado para as 11:10hs - quando chegou o momento fui para um balcão aonde pré-conferiram a documentação, então apresentei tudo o que me foi pedido no dia que telefonei marcando o teste, e os documentos foram a tradução consularizada da carteira de habilitação brasileira, algo que fizemos logo que chegamos por aqui, a carteira de habilitação brasileira original, o passaporte, a carteira de residente permanente, a confirmação de residente permanente e o cartão de assurance maladie.
Documentos conferidos e aí recebi uma senha para a próxima etapa, passar com outra pessoa que conferiu documento por documento, ai essa pessoa me encaminhou tirar uma fotografia, depois disso foi para outro balcão aonde conferiram meus dados e aonde tive que pagar $ 10,00 pelo custo do teste e depois disso tive que aguardar ser chamado pelo nome para então realizar o teste no computador. Alguns minutos depois me chamaram e então fui me sentar de frente aos modernissímos terminais para a realização do teste, digo que os terminais são modernissímos porque eles me parecem terem sido fabricados no final da década de 70, as imagens demoram a carregar especialmente por serem coloridas, enfim fiz o teste e a coisa é dividida em três partes, primeiro são 16 perguntas sobre Code de la sécurité routière, deve-se acertar pelo menos 12, beleza. A segunda parte mais 16 perguntas sobre Siganilasation routière, mesmo esquema e por fim são 32 perguntas sobre Conduite e sécurité sur la route das quais tem que se acertar pelo menos 28 perguntas.
Para minha felicidade eu passei de boa, errei uma ou outra pergunta mas no fim o que interessa é que passei sem problemas, bom também eu estudei pra caramba nos livros que um amigo me emprestou e fiz muitas vezes o simulado que o site da SAAQ oferece, é um ótimo recurso eu recomendo. (http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/index.php)
Bom, após terminar o teste peguei a papelada para poder marcar o teste prático de volante, a garota me disse que eu poderia marcar ali mesmo ou ligar de casa para marcar, bom eu já estava ali mesmo então já aproveitei a oportunidade e fui esperar para marcar o teste.
Já tinha ouvido de outras pessoas que o teste prático era outra novela, alguns casos levou muitos meses até conseguir fazer, bom eu já estava preparado para isso, então fui ao balcão e a moça que me atendeu foi checar no terminal as datas disponiveis, então ela disse, "ok o seu teste prático acontecerá no dia 30, sexta-feira", ai eu pensei "peraí" amanhã é sexta e é dia 30, será que novembro cai de sexta também, mas nem mal terminei de pensar e a mulher fala sorrindo, "ah, é amanhã seu teste, às 12:20hs", respondi meio desesperado, "amanhã?!!!". Ai a mulher me disse que seu quisesse marcava para mais pra frente, não, não e não, eu vou fazer dia 30 de outubro mesmo, seja o que Deus quiser.
Com isso recebi o kit pré-teste aonde constavam alguns endereços para alugar um carro caso houvesse necessidade, no meu caso houve especialmente porque de um dia para outro eu não teria muito tempo para contatar algum amigo, enfim me dirigi a uma das auto-escolas indicadas, chegando lá me disseram quais os possíveis carros eu faria o teste e aí paguei $ 40,00 antecipados pelo aluguel do carro, o recibo tive que apresentar na SAAQ para realização do teste.
Para evitar qualquer problema, resolvi fazer uma aula de percurso antes do meu teste, ou seja me foram mais $ 40,00 por uma hora de aula, valeu MUITO a pena pois o cara me deu vários toques, várias dicas que fizeram toda a diferença no teste oficial.
Pois bem, depois da minha aula de percurso me dirigi a SAAQ, eu estava bem adiantado mas fui mesmo assim, peguei uma senha e esperei ser chamado, quado fui chamdo toca pagar mais
$ 25,00 pelo trabalho de avaliação, aí toca a esperar mais até que fosse chamado para o teste prático, não adianta, mesmo eu sendo veterano no volante eu estava meio preocupado.
Enfim fui chamado para o teste e graças à Deus meu instrutor foi um cara muito gente boa, muito tranquilo e isso me ajudou a realizar o percurso calmamente, respeitando todas as regras e sem nenhum observação do instrutor, só frisou muito o lance do ponto cego, "é muito importante fazer disso uma prática, aqui no Québec isso é muito importante", fora isso me deus os parabéns e tudo beleza.
Resumo da ópera, o que eu achava que ia levar meses levou apenas 6 semanas, ainda bem pois já estou de posse da minha autorização temporária para dirigir e minha carteira deve chegar em uma semana mais ou menos, detalhe, tive que pagar mais $ 39,97 para emissão e envio da carteira, putz, haja grana! rsrs
Outra coisa, eles não retêm a tradução consularizada da carteira de motorista brasileira e nem tão pouco a original, eles tiram cópia de tudo e te devolvem em seguida.
Mais outra coisa, minha carteira brasileira é de carro e moto, então perguntei como faria para depois tirar a de moto, foi ai que me disseram que somente a de carro eles transferem direto para a categoria 5, demais categorias, como moto e profissional, que é o caso da Ro que tem carteira categoria D no Brasil, categoria 2 no Québec, não podem ser transferidas, o processo tem que ser todo feito do íncio, como para qualquer cidadão quebecois que tira pela primeira vez essas modalidade de carteira de motorisa.
Bom meus amigos é isso, agora só me falta fazer a equivalência dos meus diplomas e assim finalizo a questão de documentos.
Agora vamos ver quem é próximo da lista, a Ro ou o Filipe para tirar a carta, veremos!
Um grande abraço e até logo mais,
Ricardo

3 comentários:

Jeison e Susana disse...

Fala Ricardo,

Então não chegou a ser uma novela, no máximo uma mini-série !!!! kkkkk

Bacana, Logo logo quando estivermos por ai, precisaremos de todas as dicas para tirar a nossa !!!

Parabéns pelo resultado e obrigado pelas dicas !!

À bientôt !

Patinha. disse...

Parabens !!! e mais uma etapa concluida...aos pouquinhos a gente vai se sentido cidadao aqui tambem!

Nosso programa de sabado esta de pé hein?

Bjss

Bea disse...

Parabéns pela carteira! =D

Deve ser muito bom ir se adequando aos poucos à vida quebecois!